Rua Foz do Iguaçu, 362 - Poá-SP 11 4639-7417 11 97089-6280 11 4219-2245

A História Do Vidro

Conheça

A origem do vidro, perde-se no tempo e espaço, não sendo possível precisar sua descoberta.Várias hipóteses surgem para determinar no tempo e no espaço a sua origem, sem contudo chegar-se a um parecer comum.

O homem, nos primórdios de sua evolução, passou pela chamada Idade da Pedra e pela Idade da Pedra Lascada, quando se utilizava instrumentos e armas feitos com pedras escolhidas de tal maneira, cujo perfil se ajustasse à finalidade do instrumento, sem contudo, ser aparelhada para esse fim. Quando Homo-Sapiens descobriu que podia aparelhar uma pedra para melhorar a eficiência de seu instrumento ou arma, a humanidade despertou para o progresso, acelerando de maneira geral o processo evolutivo.

Ao consultarmos pesquisas sobre arqueologia, obtemos exemplares destes instrumentos. primeiro de pedra bruta, depois de pedra polida, a seguir pedra lascada e subsequentes instrumentos e armas com pontas de silex e da lava obsidiana, e posteriormente de metal.

Veja que a lava obsidiana e o silex, a grosso modo, podem ser considerados um tipo de vidro, o que situa no tempo o conhecimento, ainda que empírico do uso do vidro.

Existe ainda a hipótese de que uma descarga elétrica de alto potencial, tenha fundido pela através da alta concentração de energia, compostos à base de sílica, originando o vidro.

Confira nosso

Podemos situar a descoberta do vidro no tempo e no espaço com maior precisão, se considerarmos como hipótese mais verossímil, a de que mercadores fenícios transportavam pedras de calcário e que, com elas, construíram um fogão sobre a areia do deserto, e que casualmente encontraram uma substância colorida e moldável. Contudo, todas as hipóteses levam a uma única certeza: o vidro foi uma descoberta casual.

A 2500 anos A.C, já se fabricava na Fenícia e no Egito objetos de vidro e recipientes de barro vidrado. O vidro propriamente dito como industrial, surge em 1500 A.C, na XVII dinastia egípcia, sendo inicialmente técnica de fabricação primária e tosca, até ser pouco a pouco refinada e aperfeiçoada. Já se conseguia naquelas eras, vidros de alta estabilidade química. Depois pelo desenvolvimento da aplicação dos metais, foi incrementado o uso óxidos metálicos para colorir o vidro, dando-lhe matrizes de infinita beleza.

05 Empresa Special
Whatsapp Special Glass Whatsapp Special Glass